Fazer a sua empresa crescer é muito importante. Alguns empreendedores caem em uma questão em uma determinada fase do negócio: como fazer isso com controle, tranquilidade e segurança? As respostas não são tão fáceis assim, mas podem ser divididas em etapas para ter uma gestão bem feita e, consequentemente, expandir a sua empresa.
Desafios aguardam o empreendedor que tem vontade de empreender, mas a recompensa, por sua vez, é muito mais satisfatória.
Separamos aqui alguns passos que podem te ajudar.
Crescimento não é igual desenvolvimento – nem nos negócios. Muitas empresas crescem, vendem mais, mas pioram a qualidade do atendimento. É preciso manter a competitividade. Para isso, recomenda fazer uma boa análise, para listar os pontos fracos, fortes, oportunidades e riscos.
Defina a viabilidade e o melhor modelo de negócio. Você pode ter uma boa ideia para empreender, mas será que ela é viável na região onde irá atuar? Seu negócio precisa ser compatível, ou estará fadada a fechar as portas.
Para quem parte do zero ou precisa reformular sua proposta, a definição ou alteração do modelo de negócio ajuda.
Verificar o seu público alvo. Não estamos falando em gerar estatísticas, o objetivo é descobrir e entender o seu perfil de clientes gosta de comprar e suas principais necessidades, entendendo o que busca quando vai até você.
Entenda que seu negócio não irá crescer financeiramente se você não souber como atrair o consumidor. Para isso, ofereça algo que seus clientes não encontram nas lojas virtuais, muito menos nas cidades grandes. Um atendimento mais tradicional e pessoal pode ser um bom começo.
Especialmente em cidades menores, onde não tem um grande mercado consumidor a construção de um relacionamento próximo com a comunidade costuma ajudar bastante. Quando o empreendedor é criativo e entrega boas soluções com algum diferencial, o consumidor pode até nem questionar o preço um pouco superior aos dos concorrentes, se for o caso. Afinal, tem uma experiência de consumo mais humana do que na internet e poupa o custo do deslocamento até os grandes centros.
Divulgue o seu produto ou serviço. Agora, a internet deixa de ser um problema e vira uma solução. E não importa o tipo de negócio: sempre dá para se beneficiar usando as ferramentas online para marketing ou vendas, por exemplo. Redes sociais são um canal muito direto de comunicação com o cliente. É mais fácil fazer uma pergunta pelo WhatsApp do que pegar o telefone e ligar.
Controle o fluxo de caixa: Fluxo de caixa não é um luxo nem um bicho de 7 cabeças, ele é fácil de ser implementado e mais fácil ainda de ser visualizado, e com ele podemos identificar para onde está indo o dinheiro da sua empresa, um bom fluxo de caixa pode te ajudar a perceber quando é a hora de cortar uns gastos desnecessários por exemplo.
Não é porque você está instalado no interior que não precisa profissionalizar o seu negócio. Por mais simples que seja a sua empresa, gerenciar receitas e despesas de forma rígida pode ser difícil.
Use tudo o que o contador pode oferecer a você. Com seu conhecimento e experiência, certamente pode lhe dar as boas orientações para realizar os ajustes financeiros necessários, além de indicar as melhores práticas de gestão tributária.
É provável que a automatização dos processos esteja entre as dicas. Afinal, aquele boleto esquecido e que gerou multas ou o cliente que não pagou e você não lembrou de cobrar são situações evitáveis quando há um software de gestão.
Claro, quando falamos em um software de gestão, queremos um que nos facilite ainda mais a vida e que seja de fácil entendimento. A Nxfácil tem tudo isso e muito mais, venha conferir com a gente o nosso sistema de gestão e faça um teste grátis 🙂