E com vocês, o overdelivering e a arte de turbinar as vendas e satisfazer os clientes!

31 de janeiro de 2017
E com vocês, o overdelivering e a arte de turbinar as vendas e satisfazer os clientes!

Empreender é “se virar nos 30” como diria um famoso apresentador de um programa televisivo dominical e diante da crise, queda nas vendas, mercado em baixa e da contínua competitividade do mercado atual, sempre surgem novas técnicas, práticas, estratégias que visam melhorar as vendas.

O overdelivering é uma dessas estratégias que vêm se tornando cada vez mais comuns e que podem ajudar sua oficina a se tornar mais lucrativa e o mais legal é que pode ser adotado tanto por negócios físicos, como negócios online.

Vamos entender como essa técnica pode ajudar a otimizar o atendimento e as vendas de sua empresa?

Mas afinal de contas o que é esse “tal” de Overdelivering?

O overdelivering é uma expressão de origem inglesa (claro!) e refere-se basicamente a uma estratégia que consiste em entregar mais do que aquilo que o cliente pediu ou comprou, ou seja, agregar maior valor percebido à compra do cliente, simples assim.

Embora a prática não seja lá uma grande novidade, pois, são muitas as empresas que vem promovendo esse tipo de ação, o nome surgiu meio que para dar um rótulo à essa estratégia.

O overdelivering leva a um nível muito mais alto o relacionamento entre a empresa e o cliente, oferecendo-lhe mais do que a simples aquisição de um produto. Dessa forma, é possível fidelizar o cliente e quem sabe conquistar mais alguns.

E para que isso ocorra o processo de vendas deve ser simples, e ao mesmo tempo, deve encantar o cliente para que ele possa realizar novas compras no futuro.

Até porque clientes satisfeitos com o relacionamento com a marca e a experiência de compras tendem a ser promotores da empresa.

Atualmente, as companhias não querem que o consumidor perceba valor na oferta apenas quando anunciada em alguma mídia, mas em todos os pontos de contato com a marca.

Para isso, nada melhor do que oferecer uma verdadeira experiência de compra em que o cliente seja realmente surpreendido.

Algumas boas práticas de overdelivering para você implantar hoje mesmo no seu negócio:

É extremamente importante que todas estas ações entrem dentro do planejamento de marketing e financeiro da sua empresa, afinal embora se trate de ações simples, você não pode comprometer o seu faturamento com essas ações.

E é essencial saber o momento exato para realizar as ações e para quais clientes estas ações podem ser feitas, sem que haja prejuízo para o seu negócio.

Como já sabemos, essa prática consiste em entregar algo a mais para o seu cliente e isso pode ser feito de diversas formas…

Não apenas entregando um produto antes do prazo, pode-se por exemplo oferecer um voucher de desconto para a próxima compra, bônus de acordo com o valor da compra ou experimentação, trial de novos softwares, funcionalidades ou amostras.

E ainda:

Descontos

Independente do tipo de produto ou do serviço que você ou sua empresa preste, os clássicos descontos são sempre uma excelente forma de fidelizar e conquistar clientela.

E aí as possibilidades são muitas; pode-se oferecer desconto para as próximas compras, no pagamento de parcelas, na aquisição de outro produto ou serviço, etc. É com você!

Brindes

Trata-se de uma prática antiga para ganhar a simpatia dos consumidores.

Pode-se por exemplo, oferecer um produto que complementa aquele que foi comprado sem que para isso o cliente tenha que gastar mais, etc.

Brindes relacionados à compra agradam mais, mas isso não quer dizer que se oferecer brindes padronizados o cliente ficará insatisfeito, de modo algum — há produtos que sempre agradam e representam o grau de consideração que o vendedor, prestador de serviço, empresa, tem em relação ao cliente.

Frete grátis ou mais barato

Se estivermos falando de uma compra online, é sempre possível dar um desconto no frete ou mesmo dispensá-lo.

Uma das coisas mais desmotivadoras em compras feitas pela internet é justamente o preço do frete que, muitas vezes, acaba encarecendo ainda mais o valor do produto.

Se for possível fazer isso (sem sofrer prejuízos, é claro) agradará bastante sua clientela.

Muitas vezes, é possível que a empresa obtenha fretes mais baratos quando envia encomendas habitualmente pelos correios ou firma uma parceria com uma companhia de transportes de sua confiança.

Pra te convencer melhor: vantagens do overdelivering!

Confira algumas vantagens que essa prática trará para o seu negócio:

Vantagem competitiva

Embora muitas empresas de e-commerce e alguns comércios físicos já utilizem essa prática, ainda é possível inovar em matéria de satisfação do cliente.

Por isso, ao tomar consciência da importância dessa prática, planejá-la de acordo com a capacidade de seu negócio, valer-se inclusive de eventuais parcerias e usar a boa e velha criatividade e estabelecê-la em seu negócio, você ganha uma vantagem competitiva, já que provavelmente seus concorrentes ainda não saíram do trivial.

Fortalecimento da relação com o cliente

Ao receber mais do que ele contratou, o consumidor imediatamente sente que sua empresa se importa com ele, com sua satisfação e bem estar, sentirá que não é apenas uma fonte de lucro para o negócio.

O relacionamento entre as partes será fortalecido.

Como os clientes tendem a comprar ou contratar empresas nas quais eles confiam, maiores serão as chances de que seus produtos ou serviços se tornem a primeira opção.

Fidelização dos clientes

O overdelivering também vai fazer com que seu consumidor se torne fiel ao seu negócio, especialmente graças ao relacionamento criado.

Isso significa que, por mais que empresas com produtos ou serviços similares façam promoções ou pratiquem preços relativamente mais baratos, o seu cliente confiará no atendimento e qualidade de sua empresa.

Afinal, ele gosta do que encontra em seu negócio e sabe que pode esperar por algo a mais que, talvez, não encontre em outro lugar.

Nunca duvide do poder de um bom e velho “boca a boca”.

Não existe melhor forma de propaganda do que um cliente satisfeito e fidelizado.

Por isso, maiores são as chances de seus fregueses indicarem seu negócio para familiares, amigos e outras pessoas que eles saibam que precisam de um produto ou serviço justo e de qualidade elevada.

Mais lucros

De maneira geral, uma base de clientes maior e mais fiel gera mais compras, mais serviços contratados e, portanto, mais lucros.

Com isso, ao entregar mais do que o cliente espera, sua empresa se tornará mais rentável e isso gerará um impacto positivo nos resultados do seu negócio (nada mal, hein).

As vantagens incluem o fato de que sua companhia se tornará mais competitiva e com mais clientes satisfeitos e fidelizados.

Para finalizar: o segredo é a alma do negócio.

O grande segredo é prometer menos do que realmente sua empresa pode fazer, de modo a superar as expectativas do cliente.

Não revele tudo de bom que a sua empresa pode oferecer, deixe que o cliente descubra aos poucos, surpreenda-o.

Apenas tome cuidado para não exagerar demais e criar no cliente grandes expectativas que não serão interessantes para o seu negócio.

Não estenda demais o prazo de entrega, visando com isso entregar em menos tempo e promover uma espécie de overdelivering — obviamente, existirão empresas que entregam em menos tempo sem precisar surpreender o cliente.

O mais importante no overdelivering é que os benefícios surjam de forma espontânea, revelando o grande potencial da empresa e surpreendendo até os próprios empreendedores. 😉

Ainda tem dúvidas sobre a importância dessa prática? A forma de aplicar o método dependerá do perfil de cada empresa!

Já usa esse recurso? O que oferece a seus clientes? O que dá para melhorar? Pense nisso e bote pra fazer!