E-commerce

21 de março de 2018
E-commerce

A palavra e-commerce vem da abreviação de Eletronic Commerce, que é basicamente comércio eletrônico online, que virou um dos grandes hábitos hoje no âmbito de compras dos consumidores, muitas pessoas hoje preferem comprar as mais diversas coisas pela internet sem sair de casa, ao invés de ir em lojas físicas.  Nessa publicação vamos descrever um pouco mais sobre esse tipo de comércio.

 

E-commerce.

O que é especificamente o e-commerce: Algumas pessoas acreditam quando escutam falar de e-commerce  que é qualquer forma de venda pela internet enquanto, na verdade, são marketplace. Um e-commerce só pode receber esse nome de e-Commerce mesmo quando ele traz os produtos de uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, mas que seja de uma única marca da linha dos produtos, em uma plataforma virtual própria.

 

Tipos de E-commerce:

 

*B2B (Business to Business).

Business to Business, é aplicada a empresas que criam e-commerce para vender produtos para outras empresas como uma loja das lojas. Normalmente, é utilizado para vender matérias primas.

 

*B2C (Business to Consumer).

O B2C é o modelo que  as empresas que vendem para os consumidores em geral,  que é a grande maioria dos e-commerces atuais no mercado online.

 

*C2B (Consumer to Business)

O C2B é uma inversão do modelo de negócio tradicional, no qual o consumidor coloca seu serviço à disposição de empresas.

 

*C2C (Consumer to Consumer)

O C2C abrange as relações realizadas entre consumidores, comuns em fóruns e sites de vendas de coisas usadas.

 

Vantagens e desvantagens do uso de E-commerce:

 

*Vantagens:

– É mais barato do que montar uma loja física.

– Autonomia para escolher e trocar a disposição dos produtos com facilidade.

– O tempo para colocar o produto no mercado é muito rápido.

– Não precisa contratar nenhum vendedor, então não tem gastos com contratação para vendedores.

– O processo de compra e venda  é mais dinâmico e você pode realizar várias vendas a partir de um mesmo anúncio e, inclusive, fazer vendas simultaneamente.

– Maior probabilidade de se vender para todos os tipos de pessoas sem ter um público alvo específico.

 

*Desvantagens:

– Garantir que o seu produto é de boa qualidade.

– Garantir também que o seu site é de confiança, com dados pessoais.

– Até ter uma boa consolidação nesse tipo de mercado, as pessoas ficam em dúvida se ao comprar o produto,ele irá realmente chegar e se irá vir em boas condições.

– Lidar com possíveis atrasos na entrega das mercadorias.

– Uma das maiores desvantagens é o controle do estoque, pois você não saberá o quanto vai vender de determinado produto, assim às vezes podendo faltar ou sobrar muito de determinado produto.

– Outra desvantagem é o grande mercado competitivo.

 

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