Empreendedores que inspiram: Antônio Alberto Saraiva – Habib’s

13 de agosto de 2018
Empreendedores que inspiram: Antônio Alberto Saraiva – Habib’s

Nascido em Portugal, Antônio Alberto Saraiva veio para o Brasil com apenas seis meses de vida. Até os 16 anos, o jovem morou com os pais na cidade de Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná. Por conta do seu sonho de estudar medicina, a família se mudou para São Paulo, onde Saraiva teria mais oportunidades de estudo e de carreira profissional na área médica.

O caminho para ingressar no curso de medicina não foi nada fácil para Saraiva. Ele foi reprovado em todas as universidades que tentou ingressar por dois anos seguidos. Com mais persistência e muito estudo e na terceira tentativa de entrar na universidade em questão, ele foi aprovado em uma das mais renomadas faculdades de medicina do país, a Santa Casa.

Quando finalmente Saraiva alcançou a sua meta de ingressar, em uma faculdade, as coisas pareciam funcionar 100%. Seu pai abriu uma pequena padaria, para garantir o sustento da família, Porém com menos de um mês que a padaria foi aberta, a padaria do pai do Antônio foi roubada e o pai dele acabou sendo assassinado pelos assaltantes.

Após esse ocorrido Antônio jurou que, ia continuar com o sonho da padaria e iria trancar a tão sonhada faculdade, para tocar o negócio de seu pai.

A padaria não andava muito bem. A estrutura era precária e mal organizada e os funcionários da padaria não estavam preparados para tocar sozinhos. Saraiva viu que teria que colocar literalmente “a mão na massa” para que o negócio pudesse se manter e prosperar conforme ele desejava. Ele aprendeu a fazer diferentes tipos de pães e começou a vendê-los 30% mais barato do que as padarias concorrentes.

O preço baixo, para produtos de qualidade e frescos chamou a atenção de vários clientes e também dos revendedores de pães, que resolveram pegar os pães da padaria de Saraiva e iam de porta em porta oferecer o produto para os moradores do bairro. Saraiva percebeu que os consumidores aproveitavam as compras dos pães a baixo custo para levar também outros produtos, comer um lanche ou tomar um suco. Essa estratégia multiplicou o faturamento da padaria em pouco tempo, fazendo ela crescer muito rápido.

Após apenas 16 meses tomando conta do negócio familiar, Saraiva decidiu vender a padaria e retomar a faculdade de medicina. Porém como trabalhou 16 meses com a padaria, ele acabou gostando de ser empresário neste ramo e nunca mais parou

Saraiva, teve depois da padaria mais três outros negócios, que fizeram muito sucesso e que ele novamente vendeu. Assim que conseguiu o seu diploma de médico, ele decidiu que o lugar dele era no ramo alimentício.

Ele resolveu abrir empresas nesse ramo alimentício, foi quando um senhor de 70 anos de idade chamado Paulo Abud, bateu na porta do estabelecimento e pediu trabalho, falando que sabia cozinhar muito bem comida árabe.

E assim começou o grande império,a primeira loja foi aberta no ano de 1988, a região da Lapa, em São Paulo, foi inaugurada a primeira loja do Habib’s. O diferencial, como na padaria da família, eram os produtos de qualidade a preços bastante acessíveis. A esfiha de carne, por exemplo, custava na época cerca de 140 cruzados, o equivalente a R$ 0,19 atualmente.

No início foi comercializado apenas esfihas,  pastel  e o  Chopp, que era muito comum na época, mas o que mais chamou a atenção das pessoas, foi a faixa que foi instalada na nova loja de comida árabe, o anúncio garantia que ali estava a melhor esfiha do país. Mas não é porque era a melhor que teria que ser a mais cara. Ao contrário, a ideia era vender com o meno preço possível. “Quanto menor o preço, mais eu vendo.” – Declara Saraiva em entrevista.

Mas nesse negócio ele viu que iria prosperar muito, e acabou não vendendo. Mas ele não se contentou em ter apenas uma loja dessa franquia e sim expandi-la, então com um passo de cada vez, Saraiva acabou abrindo mais de 16 filiais/lojas do Habib’s.

A sua 17º loja veio em forma de franquia, e desde então ele não para mais, o Habib’s conta hoje com 319 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo a maior rede de fast-food árabe do mundo,  vendendo cerca de 600 milhões de esfihas por ano.

Gostou da matéria? Que tal começar a utilizar um Software que gerencia o controle das finanças da sua empresa, assim como a rede Habib’s a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor. Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, vendas, comissões, notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br