Hoje o nosso empreendedor de sucesso é direcionado para o grande fundador da Natura cosméticos, umas das marcas mais amadas e tradicionais no Brasil, Antônio Luiz Seabra é o criador de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo e mais tradicionais no Brasil, está em 17º entre as cinquenta marcas de cosméticos mais valiosas do mundo, listadas pelo site Brand Finance, a única empresa brasileira na lista. Este empreendimento de sucesso fez de Antônio Luz Seabra um dos homens mais ricos do país, tendo uma fortuna estimada em mais de 3 bilhões de reais.
Confira aqui comigo mais sobre a historia de sucesso do Antônio.
Vindo de uma família bem humilde Antônio, teve que trabalhar desde muito novo, e iniciou a sua carreira com 15 anos na multinacional chamada Remington Rand que fabricava computadores, ele começou no cargo de trainee e chegou ao cargo de superintendente. Nesse meio termo se formou em economia, mas não foi no cargo na Remingtn que o fez levar a iniciar a Natura, mas sim a sua experiencia gerenciando um pequeno laboratório de cosméticos, na capital Paulista. Antônio passou a se interessar por fórmulas e combinações que resultavam em novos produtos. Após dois anos de muito trabalho, Luiz recebeu uma proposta para fazer parte da sociedade, mas só aceitou com uma condição de que aquele pequeno laboratório se transformasse em uma empresa de verdade.
Ainda na década de 1969, teve a brilhante ideia de fundar a Natura, ele queria criar novos produtos diferentes do que já existia no mercado mas que todos fossem feitos e tivessem a aparência de algo feito artesanalmente. Com sede na famosa rua Oscar Freire, em São Paulo abriu a sua primeira loja. Para divulgar o inicio dos seus negócios, ele começou a distribuir rosas brancas com a mensagem de sua empresa.
As flores brancas, porém, representaram apenas uma das primeiras decisões de grande eficácia do empreendedor. No ano de 1974, a Natura começou a utilizar o modelo de negócio conhecido como venda direta — em que utiliza representantes para revender seus produtos mediante encomendas — como forma de expandir sua presença e, consequentemente, promover o crescimento das vendas.
No decorrer dos anos Antônio se mostrou um grande empresario e líder que tem com a principal ideia, o contato direto com os clientes e as vendas super apuradas pensando sempre nesse contato com os clientes. A empresa do Seabra, se mostra hoje uma das pioneiras no mercado hoje é uma das maiores marcas de cosméticos da América Latina. Com um forte discurso de sempre pensar na preservação ambiental e respeito à natureza, a Natura prioriza matérias-primas naturais e o trabalho de cooperativas de comunidades da Amazônia, que extraem os recursos da natureza, sem agredir as florestas e sempre preservando o meio ambiente. O que é um grande diferencial da empresa do Seabra.
No site da Natura oficial consta a seguinte frase “Foi a crença na força e na riqueza das interações humanas que influenciou nosso modelo de negócio. A venda direta constitui uma rede viva de relações, em que ouvimos para aperfeiçoar cada vez mais o nossos produtos e serviços e compartilhar nossas crenças e valores. A Consultoria é uma atividade de potencial empreendedor, que proporciona geração de renda a milhões de pessoas, possibilita o desenvolvimento e geração de valor, em um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável. ”
Em 1983, introduziu os refis no segmento de cosméticos no Brasil e, em 2007, começou a fabricar produtos com o carbono neutro, visando sempre diminuir suas emissões de gases do efeito estufa da fabricação de seus cosméticos. Além disso, criou uma tabela ambiental — que nada mais é do que um quadro impresso nas embalagens dos produtos com informações sobre a origem dos elementos. Muito mais alem de tudo isso já citado a empresa de Seabra faz questão de não realizar testes em animais e de seguir normas de segurança internacionais.
Por toda essa historia de sucesso e muitas outras coisas, hoje a Natura tem um valor de mercado de cerca de mais de 18 bilhões de reais, e Seabra está na lista dos homens mais ricos do Brasil. O sucesso da sua empresa se dá a persistência e a vontade de fazer a diferença, não criar algo “mais do mesmo”. Ele sempre teve a vontade de inovar no que faz e não desistir nos primeiros tropeços, ele soube que a chave do negócio era encantar os clientes, e faze-los querer sempre voltar a utilizar os seus cosméticos.