Empreendedores que inspiram: Marcos Galperín – Mercado Livre.

16 de julho de 2018
Empreendedores que inspiram: Marcos Galperín – Mercado Livre.

Quem nunca comprou nada no mercado livre, não é? pois afinal é um e-commerce gigante e tem muitas ofertas e produtos diferentes, tudo em um menor custo do que no mercado, o que ajuda e muito no crescimento do mesmo e na compra dos produtos.

O mercado livre com dezenas e mais dezenas de produtos e muitos usuários, mas ninguém sabe como tudo começou ou quem foi o fundador do mercado livre, acompanhe aqui com a gente hoje.

O fundador é um “hermano” chamado Marcos Galperín, nascido e criado em Buenos Aires na Argentina, se formou na universidade da Pensilvânia em 1994,na área Financeira, e queria investir em uma área tecnológica pois ele entendeu que haveria uma explosão da internet no mundo inteiro, e que as vendas na internet seriam o grande futuro, pois queria trazer para a América Latina algo parecido com o eBay americano.

Logo ele se formou na prestigiada Universidade de Stanford, um Master of Business Administration (MBA). E no mesmo ano que se formou ele resolveu tirar suas ideias do papel e investir em um e-commerce próprio.

E assim no ano de 1999 nasceu o seu e-commerce nomeado como Mercado Libre ou Mercado Livre em português. Tudo começou em uma pequena garagem no subsolo de um edifício em Buenos Aires.

Marcos e Hernan Kazah seu sócio, foram atrás de investimentos e ouviram de muitas pessoas que eles eram loucos e que ninguém iria gostar de comprar coisas na internet, mas como eles próprios declararam em uma entrevista “Falávamos com muitas pessoas e todos diziam que estávamos malucos que ninguém compraria produtos pela internet. Quanto mais falavam isso, mais entusiasmados ficávamos. Os desafios e ameaças eram motivadores.” (Entrevista completa Endeavor Brasil). 

Conseguiram ter operações em nove países, mas sem contabilizar muitas transações, capital ou qualquer maior retorno financeiro. A situação já era instável quando a bolha da internet explodiu em 2000.

Quando a empresa estava entre a vida e a morte, resolveram tentar vender o mercado livre para o Ebay, pois seria a única forma de salvar o mercado livre da falência, venderam cerca de 20% das ações do mercado livre para o Ebay, o que acabou trazendo, mais capital de giro e assim, foi investido muito mais em inovação, programação e propaganda.

No ano de 2007, a empresa abriu capital na Nasdaq, o mercado de ações dos Estados Unidos, voltado principalmente a empresas de tecnologia. Isso permitiu o investimento de interessados em obter ações do Mercado Livre.

Em entrevista ao La Nación, em 2012, o CEO da empresa, Marcos Galperín, falou da importância dessa ação para a empresa. “Somos a única empresa de tecnologia da Argentina listada na Nasdaq. O valor de transação do Mercado Livre é três vezes maior do que toda a bolsa de Buenos Aires”, destacou, ressaltando também a importância de colocar o país latino-americano no mapa dos investimentos em tecnologia.

Quais são essas 3 dicas de Marcos Galperin?

Assuma riscos: Em si, qualquer investimento que façamos não é isolado ou protegido de riscos, fraquezas ou ameaças. Além disso, se tudo está planejado e seguro desde o início, é porque alguém já passou por nós, o que tiraria oportunidades de ganhar. Galperin arriscou fazer negócios com uma tecnologia que era nova, e muitos afirmaram que depois de dois anos ficaria fora de moda.

Pensar a longo prazo: Marcos Galperin não inflado a empresa a vender para o eBay, nem ele começou a morrer com a crise financeira nos a TI do setor em 2002. Da mesma forma, ele diz que em Mercado Livre tem o slogan “Não deixe que o os sucessos vão para a sua cabeça e os fracassos invadem o seu coração ” .

Construa uma boa equipe: Marcos Galperin criou uma boa equipe, co-liderada por Hernán Kazah e Daniel Rabinovich na área técnica. Então, selecione cuidadosamente aqueles que farão parte dessa equipe, já que é vital ter uma equipe de colaboradores que o complemente e não o siga.

E aí o que você achou da história do mercado livre e do seu cofundador Marcos Galperín?  Assim como o Mercado Livre a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor. Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina, então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, vendas, comissões, CRM, frente de caixa. Notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br