Hoje a nossa série de Empreendedores que inspiram, conta com a grande história de sucesso e inovação do incrível CEO do maior site de pesquisas da América Latina – Romero Rodrigues criador e CEO do Buscapé.
Romero Rodrigues desde muito novo já trabalhava na loja de construção do seu avô, ali aprendeu que ser visionário é a chave do jogo. Mas não foi ali que tirou a inspiração para criar o Buscapé, foi sim depois que se formou no curso de Engenharia na USP (Universidade de São Paulo) que a sua jornada começou.
Romero tinha um amigo chamado Rodrigo Borges que teve alguns problemas quando queria relacionar os preços de uma determinada impressora que ele precisava, Foi justamente aí então na dificuldade de verificar os preços e qualidade que surgiu a ideia de fazer um site que busque os melhores preços dos produtos, isso no ano de 1999. Se juntaram a Ronaldo Takahasi e Mario Letelier, e tiveram a primeira ideia de como seria o Buscapé.
A ideia de Romero era bem simples de ser implementada. Eles pegariam os preços dos varejistas das mais diversas lojas do mercado local e, passariam para um sistema do computador deles e , assim, eles dariam aos consumidores e pesquisadores a possibilidade de comparar preços de produtos e claro a qualidade deles, o que eles tinham achado uma ótima ideia. Um detalhe da época a internet ainda não era tão popular e por muitas vezes eles foram chamados de loucos por querer colocar preços das lojas na internet, que na época cobravam 3,99 por minuto.
Apesar das dificuldades, Romero não desistiu. Junto com seus amigos, o empreendedor adquiriu três computadores e investiu R$ 4.800,00. No ano de 1999, em uma sala pequena de um edifício, nascia o Buscapé. Rodrigo Borges criou um software que compilava e comparava dados. Ao mesmo tempo, os sócios entraram em contato com diversas empresas para que elas passassem a utilizar o software.
Eles lançaram oficialmente o Buscapé no mês de junho de 1999. e Já em setembro do mesmo ano a internet deu um bum. E então conseguiram investidores importantes.
Já no ano de 2002, tiveram o ano de talvez mais importância para a marca. Uma grande empresa que tinha uma marca forte no mercado ameaçou processar o Buscapé caso seu negócio aparecesse nos resultados de busca do site. Com isso, os quatro sócios tiraram a empresa do ar, e logo no dia seguinte da retirada do site, o mesmo varejista entrou em contato e ameaçou processá-los caso ele não aparecesse nos destaques do Buscapé. Foi só aí que Romero entendeu que sua empresa era um negócio brilhante e que faria muito sucesso.
Romero descreveu no seu blog a seguinte frase: “Para nós, esse foi o “day one” do Buscapé. Aquela foi a primeira vez que entendemos que o negócio tinha dado certo. Percebemos que, não importa se era nós ou o Buscapé, nós tínhamos conseguido transferir um pouco do poder de decisão de compra da mão do varejista para a mão dos consumidores. E que as pessoas já percebiam o valor disso.”
Nos quatro anos seguintes, eles já tinham expandido para a América Latina, começamos a investir em outros modelos de negócio, sem ser comparador de preços. Em 2009, 91% do Buscapé foi comprado pela Naspers em um valor aproximado de US $ 342 milhões.
Mas Romero não deixou a Buscapé mesmo com a compra da Naspers, continuou como CEO até 2015. Em uma declaração conta que não deixou o Buscapé, pois ele continua apaixonado pelo negócio que ele criou.
Gostou da matéria? Que tal ter um Software que gerencia ainda mais o controle das finanças da sua empresa, assim como o Buscapé a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor. Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, Vendas, Comissões, Notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.
Acesse: https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste totalmente grátis sem compromisso nenhum.