Gargalo de Produção: O que é e como resolver.

29 de janeiro de 2019
Gargalo de Produção: O que é e como resolver.

A expressão “gargalo de produção” é muito conhecida no meio empresarial, sendo associada a problemas e obstáculos que podem ser encontrados no sistema produtivo operacional da empresa.

Dentro de uma linha de produção podem ter vários problemas e lentidões que podem se transformar em um gargalo de produção, levando isso em mente que em qualquer segmento de atuação pode ter etapas e dificuldades diferentes.

A linha de produção é composta por diversas etapas: desde a compra de materiais, produção, embalagem e armazenamento e até também as vendas. Pois não adianta ter um estoque bom e produção 100% quando a sua equipe de vendas não está conseguindo vender os produtos causando aí um gargalo de produção.

Sendo mais objetiva, o gargalo da produção é quando um ponto específico da produção tem um atraso ou parada do que deveria ser andamento normal. Esses atrasos na produção causam uma perda de prazos e produtividade da empresa, assim podendo até perder o cliente por atraso excessivo da mercadoria final.

Como resolver os gargalos?

Dentro de uma linha de produção podem existir diversos pontos que causam gargalos e todos eles precisam ser resolvidos, sem exceção, esse obstáculo pode representar um custo maior para a empresa, além da perda de tempo e, por consequência, da produtividade do seu negócio.

É preciso compreender e verificar item por item da sua linha de produção com atenção e já neste passo poderá ser possível identificar os primeiros problemas. Um plano de ação para solucioná-los já pode ser montado e seguido. Uma vez implementado um plano de ação contra o gargalo, é preciso realizar avaliações periódicas a fim de garantir o sucesso.

Outro ponto para acabar com os gargalos é procurar envolver seus colaboradores em todo esse procedimento, isso porque são eles, que atuam em tempo integral com os equipamentos, eles podem trazer bons comentários para ajudar nos processos da produção e para otimização das rotinas que eles exercem.

Um ponto muito importante para resolver os gargalos de produção é ter um bom ERP, que irá te ajudar desde a compra dos materiais (Pedido de Compra), produção (Ordem de Produção), faturamento (Financeiro), controle de comissão e de contratos,  Controle de estoque e CRM, tudo isso integrado ainda trazendo gráficos e planilhas de produtividade.

Ficou claro o que é um gargalo de produção? A sua empresa tem algum ponto a resolver ou com algum tipo de atraso? Conheça a Nxfácil Software de gestão empresarial, temos a solução que a sua empresa precisa, para crescer de forma segura e estável. Faça um teste grátis e nos chame no chat que temos o prazer em lhe ajudar no que for necessário.

BEijaflor2

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

TESTE GRÁTIS