Ho! Ho! Ho! As festas de fim de ano estão chegando: dicas para encerrar um ano ruim com boas vendas!

3 de novembro de 2016
Ho! Ho! Ho! As festas de fim de ano estão chegando: dicas para encerrar um ano ruim com boas vendas!

Que o ano de 2016 não foi brincadeira, tendo sido extremamente complicado em termos políticos e econômicos não é novidade para ninguém.

De acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV) do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) o balanço segue negativo mês a mês.

Conforme o levantamento relativo a agosto, o mais recente divulgado, foi registrada uma queda real de 8,7% nas vendas em comparação com o mesmo período no ano de 2015.

Mas isso não é motivo para se entregar ao desânimo, afinal, você sabia que ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo? Como?

Apostando em uma boa estratégia de vendas de Natal, Hanukká, fim de ano!

Já é mais do que hora de planejar sua estratégia para faturar mais nesse período, driblar o pessimismo e – por que não? – alcançar resultados mais animadores para começar 2017 com esperanças  e pique renovados.

Confira algumas dicas que podem lhe ajudar nesse intento:

Saiba aproveitar as sazonalidades como ninguém, planeje e divulgue

Que todos anos tem Natal isso é o óbvio ululante, mas responda rápido: você sabe aproveitar o poder das datas especiais?

Planeje, divulgue e execute sua campanha de vendas, se ainda não promoveu nenhuma ação nesse sentido, já está perdendo tempo.

Uma dica que vale para todas as datas especiais!

 Utilize o poder das redes sociais a seu favor

A grana está curta para investir em marketing?

Use todo o potencial das redes sociais a favor do seu negócio, com profissionalismo, bom gosto e criatividade.

Do Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Instagram ao Snapchat, não deixe de comunicar-se com seu público alvo.

Use e abuse de textos curtos, imagens com sua logomarca, vídeo posts. É uma ótima ferramenta de divulgação, barata e bastante eficaz, já que é possível segmentar seu alcance.

Use e abuse dos Mailings e Newsletters

O email marketing é sempre um bom recurso. Caso você conte com várias ofertas, pode realizar um envio geral e aos poucos ir lançando newsletter específicas (cuidado com o SPAM, hein).

Recorde também que o email já não é mais a única opção para gerenciar esse tipo de campanha; há muitos outros apps, que inclusive são mais diretos como: Whatsapp, Telegram, etc.

Antes de pensar em vender envolva sua lista de contatos, crie newsletters interessantes, ofereça valor e mais uma vez não custa relembrar: não seja um spammer! 😉

Não descuide do online

Mesmo empresas com estabelecimentos físicos, mas que tenham um braço online devem ficar atentas a esta dica.

Se você quer utilizar PPC (pay per click) em suas campanhas durante as festas de fim de ano, é interessante que otimize as palavras chave de seu site.

Isso irá ajudar temporalmente a incrementar as visitas ao seu site ou loja online.

Inicialmente pense: quando sua audiência busca sua marca na internet ou quando busca pelas palavras relacionadas?

Se sua empresa é B2B, observará que sua audiência se interessa durante o horário comercial, de trabalho.

Por outro lado, se se trata de uma empresa B2C, será fácil observar maior tráfego durante a noite ou fins de semana.

Depois, descubra o que pensa e necessita sua audiência enquanto estão buscando informação durante este período do ano.

Estão à procura de presentes para a família, amigos? Presentes de última hora?

Tenha esses dados em mãos e crie um anúncio tendo em conta o que sua audiência busca.

Agrade o cliente: óbvio? Nem tanto…

Fim de ano é sempre uma loucura, uma mistura de euforia, cansaço acumulado de um ano inteiro de labutas, emoção à flor da pele…

Mais do que nunca, é o momento certo para agradar sua clientela, de tranquilizá-la, envolvê-la ainda mais na magia da data.

Por isso é importante que sua empresa tenha total foco no consumidor, saiba ouvi-lo e busque solucionar seus desejos e necessidades.

Tenha em seu estoque itens de fácil escolha, transforme sua equipe em consultores, facilite a vida do seu consumidor (essa dica vale ouro, especialmente para lidar com os que deixam tudo para a última hora).

Ofereça vale-presentes

Essa dica vai tanto para lojas físicas como também para ecommerces.

Acredite, é mais comum do que se imagina topar com clientes que não tem ideia do que comprar e ajudá-los muitas vezes pode resultar em uma tarefa hercúlea.

Um vale-presente pode ser uma boa solução para esse problema.

Mas atenção: ao fazê-lo e ofertá-lo à sua clientela, estabeleça regras claras para o uso.

A primeira impressão: conquiste pelos olhos e pela emoção

Use e abuse do poder da visão (e a depender do caso, também da audição).

Aposte em uma decoração temática, da vitrine, música (só não vale “então é Natal”) à iluminação.

Pense em cada detalhe pelo viés do apelo emocional.

Até mesmo as embalagens não devem ficar de fora, disponibilize diversas, variadas e de preferência gratuitamente.

Personalize sua loja online

O consumidor online tal qual aquele que se dirige a uma loja física quer ver esse “espírito natalino”, “festivo”, típico desta época do ano.

Por isso capriche no visual de seu ecommerce; com fotos, cores e demais elementos gráficos que inspirem e motivem ao usuário.

Criatividade na hora de fazer promoções

Aqui a sua criatividade é o limite; de sorteio de brindes, distribuição de prêmios, a degustação de produtos, etc, são algumas opções para chamar a clientela.

As possibilidades são muitas e há várias pequenas ações promocionais que podem fazer parte de sua estratégia para atrair o consumidor.

Descontos, preço, conquiste seu cliente pela parte mais sensível: o bolso

Um bom preço pode ser o fator de definição para o cliente adquirir nosso produto ou serviço, especialmente se esse desconto ou preço for por tempo limitado.

Mas não vá se prejudicar, baixando demais a sua margem de lucro.

Para que essa estratégia tenha um efeito positivo, negocie com antecedência com seus fornecedores e encontre as melhores condições para oferecer descontos.

Uma dica bacana: que tal enviar cupons de desconto para a sua base de clientes (mailing, correios)?

Se vira nos 30: amplie o atendimento para não se arrepender

É sempre assim, mas fim de ano é sempre uma correria para todos.

Então, adote os devidos cuidados para ampliar o horário de funcionamento, se necessário contrate funcionários temporários para garantir o bom atendimento.

Facilite, não complique: fique de olho nas opções para pagamento

Uma pesquisa divulgada pela PricewaterhouseCoopers aponta que 79% dos brasileiros preferem o cartão de crédito para finalizar as compras.

Se você ainda não oferece essa forma de pagamento, já está na hora! E atente-se para abranger o maior número de bandeiras possíveis.

Ofereça frete gratuito por tempo limitado

Dica para os ecommerces; segundo um estudo realizado pela ESPM uma das grandes causas de abandono de carrinhos nas lojas virtuais é o preço do frete.

Oferecer frete gratuito por tempo limitado pode ser uma boa alternativa para diminuir a taxa de abandono de carrinhos.

Seja limitado a uma determinada região geográfica, seja para o país inteiro (caso você tenha uma boa parceria com alguma transportadora ou correios).

Caso seu ticket médio não seja suficientemente alto para cobrir este custo, você pode condicionar o envio gratuito para compras maiores que um determinado montante até uma certa data.

Cuide para não passar vergonha com o estoque (ou a falta dele)

Esteja em dia com seu estoque, não perca uma venda por não ter o que o cliente deseja.

Organização é a palavra chave, sempre, mesmo no Natal. Mantenha os setores de vendas e estoque sempre em sintonia para não haver surpresas desagradáveis.

Com o NxFácil você pode controlar seu estoque, emitir boletos, notas, ter controle total de suas contas a pagar e receber e muito mais!

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