Kaizen

26 de abril de 2019
Kaizen

Está precisando realizar melhorias em sua empresa? O método japonês de melhoria contínua, Kaizen, pode te ajudar. Mesmo tudo ocorrendo como o esperado, pode aumentar sua produção e qualidade.

COMO SURGIU

Esse método surgiu no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, quando o país precisava se reerguer, prejudicado por diversos fatores – muito do caos foi causado pela ocupação norte-americana durante 7 anos. Enquanto isso, sindicatos e trabalhadores lutavam por melhores condições de trabalho e maior remuneração.

No início da década de 50, quando a ocupação aliada terminou, investindo em estudos na área de administração e gestão, criou-se e deu-se início a implementação do método Kaizen. Focando sempre em qualidade e com objetivo de recompor a estrutura econômica e industrial, assim as empresas voltariam com força ao mercado internacional.

kaizen

http://en.system-kanban.pl/kaizen/

PREMISSAS

O método de melhoria contínua, Kaizen, tem como base, a estabilidade emocional e financeira dos funcionários e o ambiente de trabalho, que deve ser organizado, simples, agradável e funcional, melhorando até o relacionamento do colaborador com a empresa e a apresentação da mesma.

Além do mais, visa melhorar todos os aspectos para aumentar a produção da empresa. Com melhorias sendo realizadas diariamente, a tendência é um ambiente mais agradável, fazendo o processo fluir melhor.

APLICAÇÃO

É possível aplicar esta metodologia de várias formas e o melhor, não é necessário investimento financeiro, mas sim dedicação de tempo e energia para motivar e engajar toda a equipe da empresa – desde o chão de fábrica até cargos executivos. Com todos os colaboradores comprometidos em melhorar as condições da empresa, independente do âmbito, a aplicação do Kaizen torna-se extremamente prática, pois qualquer melhoria diária concretizada, é suficiente.

Calma aí, vou te explicar. Esse método é assim simples, a melhoria não precisa ser grandiosa, basta ser uma melhoria, seja no relacionamento interpessoal, redução de matéria prima para evitar desperdícios ou maior motivação do colaborador em relação ao objetivo da empresa, ou seja, todos os dias deve haver alguma melhoria efetivada.

Outras ferramentas de gestão podem ser utilizadas como meio de aplicação do método de melhoria contínua, Kaizen.

Na administração

Para Masaaki Imai, grande responsável pelo desenvolvimento deste método, um gerente deve dedicar 50% do seu tempo com o objetivo de aplicar o Kaizen, ou seja, efetivar melhorias na empresa. Para que melhorias possam ser feitas em todos os aspectos, é necessário conhecer totalmente a empresa e seus processos, não apenas ter conhecimento de todos os relatórios, mas também como tudo funciona na prática, o que exige observações diárias, por exemplo, na produção.

Em grupo

Dividido em grupos, para facilitar o processo, cada um deve ter seu responsável (líder), que informa a todos sobre o andamento da aplicação do método.

Atuando inicialmente na identificação de problemas e identificação do tipo de solução, o grupo dedica-se a melhorar tais quesitos, verifica se é possível realizar a melhoria de forma simples ou se há necessidade de auxílio de alguma ferramenta como o PDCA, 5W2H, Ishikawa ou qual for o método para auxiliar.

“MANDAMENTOS” DO KAIZEN

Para melhor funcionamento e efetividade do método, foram estabelecidos alguns “mandamentos”:

  • Eliminar todo desperdício;
  • Colaboradores de toda a empresa devem estar engajados – da produção até à administração;
  • Investir o mínimo – acredita-se no aumento de produtividade sem grandes investimentos;
  • Aplicado em qualquer local da empresa;
  • Transparecer as melhorias obtidas – informar tudo de forma clara ao colaboradores;
  • Dirigir ações ao local de maior necessidade e dar atenção à base da empresa (chão de fábrica/ambiente de trabalho);
  • Focar na melhoria dos processos;
  • Priorizar às pessoas;
  • Aprender na execução – essência da aprendizagem organizacional.

Agora é só aplicar este processo em sua empresa! O tempo investido vai lhe compensar com custos mínimos, melhorando o ambiente de trabalho e aumentando a produção e rendimentos.

Para melhor gestão da sua empresa utilize nossa plataforma, teste durante sete dias gratuitamente e veja como é N vezes fácil. Não perca tempo, entre em contato!

BEijaflor2

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

TESTE GRÁTIS