DMAIC é sigla para define, measure, analyze, improve e control ou em português definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar. De forma prática o método DMAIC é usado para melhorar os processo que são compostos por um roteiro de ajuda para as empresas resolverem os seus principais problemas.
Principais objetivos:
- * Melhorar processos e a gestão da empresa;
- * Buscar a melhoria contínua;
- * Melhorar a qualidade dos produtos/ Serviços oferecidos;
- * Reduzir custos operacionais;
- * Aumentar a produtividade e rentabilidade;
O principal diferencial do método DMAIC é que ele foca justamente na fase do planejamento da melhoria para reduzir as chances de erro e o tempo necessário para a implementação.
Método DMAIC: DEFINIÇÃO – DEFINE
Essa etapa é fundamental para o sucesso do projeto DMAIC.
Basicamente você precisará definir:
- * Qual é o problema que tem que ser resolvido?
- * Esse problema tem relevância financeira e é viável para o status atual da empresa?
- * Qual é a meta e o ganho financeiro esperado?
- * Quem são as pessoas que irão trabalhar no projeto?
- * Qual o cronograma esperado para conclusão do projeto?
Nesse passo de definição é a que cria o “contrato de projeto”, que é um documento que formaliza todo o projeto de melhoria e possui informações importantes como: a equipe que irá trabalhar, escopo do projeto, indicadores utilizados, cronograma.
O objetivo deste ofício é informar todos os envolvidos no projeto, desde a sua equipe até os idealizadores da melhoria. O contrato serve também para garantir o comprometimento e a orientação da equipe.
Método DMAIC: MEDIR – MEASURE
Agora chegou a fase de mensurar e observar como estão os processos. Você e sua equipe precisam observar como é o processo atual e quais são seus resultados.
Na etapa de verificação do método você precisa basicamente:
- * Avaliar o desempenho;
- * Levantar dados e informações sobre os processos;
- * Levantar possíveis causas dos problemas.
É possível fazer estas medições de forma qualitativa ou de forma quantitativa. O objetivo final é o mesmo: identificar as causas dos problemas mais importantes e selecionados pelo projeto.
Método DMAIC: ANALISAR – ANALYZE
A terceira fase é a análise. A sua equipe irá analisar os dados medidos na etapa anterior e assim ter um cenário claro do estado atual do processo. Aqui o que você precisa é:
- * Pensar nas causas raiz dos problemas que pretende resolver;
- * Comprovar estas causas raiz com gráficos, análise estatística ou análise de risco;
- * Analisar as melhores formas de combater estes problemas;
- * Criar oportunidades de melhoria.
Método DMAIC: MELHORAR – IMPROVE
Chegou a hora aplicar as soluções para o problema que foi proposto, medido e analisado.
Aqui sua equipe irá priorizar as causas iniciais e principais e então implementar um plano de ação para colocar em prática as melhorias.
Dependendo da melhoria escolhida, o processo de mudança pode ser demorado e provavelmente será a etapa mais demorada.
- * Testar possíveis ações, observando prós e contras;
- * Executar o plano de ação de acordo com as necessidades de cada processo;
- * Implementar as mudanças.
Método DMAIC: CONTROL – CONTROLAR
Agora chegamos à última etapa do DMAIC, o C de controle. Nessa última mas não menos importante etapa você irá monitorar e controlar os resultados das melhorias implementadas e definir controles que irão manter estes resultados.
O controle é muito importante para garantir que a melhoria conquistada será sustentável e irá se manter na prática.
Então nesta etapa sua equipe irá montar um plano de controle simples, que é composto de formas que garantem que os resultados obtidos sejam constantes. O controle pode ser seguido da seguinte forma:
- * Monitorar o plano de ação;
- * Verificar se a meta financeira foi alcançada e será mantida;
- * Estabelecer critérios de controle;
- * Analisar o desempenho geral dos retornos do processo;
- * Buscar a melhoria contínua dos procedimentos.
Alguns consideram o DMAIC uma evolução do PDCA. A principal diferença entre os dois é que no DMAIC o planejamento é geralmente feito de forma mais detalhada por meio de um estudo mais aprofundado do que é feito no PDCA, recorrendo muitas vezes a métodos estatísticos. Por permitir uma análise mais estruturada e aprofundada no planejamento.