Mitos sobre software de gestão que você deve se livrar o quanto antes!

27 de dezembro de 2016
Mitos sobre software de gestão que você deve se livrar o quanto antes!

Verdade seja, gerenciar uma empresa não é tarefa para qualquer um.

Todos os dias, uma preocupação diferente, toda semana, o desafio de manter sob controle a gestão do negócio, lidar com colaboradores, fornecedores, clientes, burocracia, impostos, etc e ufa.

Mas graças aos avanços tecnológicos, a vida do empreendedor moderno pode ser mais prática e ágil, pois, um bom software de gestão pode ser um grande aliado nessa empreitada!

Por isso, vamos conhecer algumas das falsas justificativas que muitos empreendedores e empresários que estão à frente de PMEs utilizam para não adotar um bom sistema de gestão? Acompanhe e veja se você não pensa igual:

 

Um software de gestão é caro!

Falso! Um grande e falso mito e ao acreditar nesse tipo de pensamento que remonta aos idos de 2000, é comum o empreendedor deixar de buscar alternativas, tendo muitas vezes de se contentar com as velhas planilhas.

Resultado: estresse para os administradores, que acabam gastando tempo e energia para remendar situações insustentáveis – e perdendo o foco do principal, que é empreender, vender, fazer negócios.

Esse tipo de mito se deu até pouco atrás, talvez porque, as implantações desses sistemas de gestão antigamente realmente eram extremamente complexas.

Tudo dependia da compra de servidores físicos, consultoria especializada em TI e em processos empresariais, treinamento de funcionários e muito tempo de gestão de projetos para muitas vezes não se chegar nem perto do resultado esperado.

Mas atualmente não existem mais sistemas que podem ser utilizados tanto nos servidores internos da empresa, quanto em servidores em nuvem ou até mesmo disponíveis completamente em nuvem, com acesso apenas pela internet, como é o caso do NxFácil.

A grande verdade é que dependendo das necessidades da empresa em questão, pode-se contar com ferramentas de gestão financeira empresarial que vão desde as gratuitas (mas com alguma limitação) até as pagas, passando pelas soluções mais tradicionais que se instalam na empresa com preço fixo baseado em licenças.

Em primeiro lugar é preciso definir quais as necessidades que esse software de gestão tem de resolver. Afinal, para que pagar mais por funcionalidades que nossas empresas não necessitam?

Cada vez mais, as empresas, sem importar o tamanho, adotam a fórmula de pagamento por uso, própria dos sistemas em nuvem, que conta com múltiplas vantagens.

A mais clara é o baixo investimento: já não é necessário fazer um grande desembolso em licença para começar a utilizar um sistema de gestão financeira, com o NxFácil por exemplo, cobramos somente mensalidade e nada a mais é cobrado para atendê-lo(a)!

 

Como pode, pequenas e micros empresas na mesma frase?

Falso. Este ponto possui extrema relação com o anterior.

Atualmente existem ferramentas de gestão que se adaptam a todos os tipos de mercados, o que desmente por completo a afirmação de que software de gestão para pequenas empresas é “dar um passo maior que perna”.

Cada empresa tem suas peculiaridades, algumas precisam de soluções com uma maior gama de funcionalidades, já outras se viram muito bem com as funcionalidades de um plano básico, enfim, o ponto central é não deixar de otimizar processos, por causa de preconceitos e “achismos” infundados.

Para que um negócio seja simples ou complexo depende de muitos fatores; e tamanho não é necessariamente um deles.

A verdade é que as PMEs precisam ter eficiência operacional e facilidade para a gestão estratégica tanto quanto as grandes empresas.

Afinal, dinheiro gasto em processos ineficientes podem levar uma PME à falência, já para as grandes empresas pode representar apenas um desperdício acidental.

Por isso antes de cair nesse “papinho” de que um sistema de gestão só é útil para grandes empresas, pense duas vezes antes de dar ouvido.

No mercado existe uma ampla gama de possibilidades e até mesmo os próprios sistemas possuem planos para os mais variados perfis (confira o NxFácil) é só questão de escolher a que melhor se encaixa com sua empresa.

Softwares de gestão existem para facilitar, solucionar problemas e não criá-los, são de fácil adaptação e no geral possuem uma interface bem intuitiva e amigável.

E atualmente, com as soluções Cloud, você pode ter acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando qualquer dispositivo (desktop, móvel) aos dados de sua empresa.

Veja só o que um bom software de gestão na nuvem, entre outras coisas, permite:

  • agregar facilmente usuários adicionais;
  • ter custos mensais previsíveis;
  • Não há a necessidade da empresa possuir um departamento de TI ou mesmo, ter preocupação com atualizações de software complicadas;
  • backup automático direto dos servidores da empresa responsável pelo software de gestão;
  • Nada é instalado em seu computador. Seus dados são guardados em um servidor e são acessáveis a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel.

 

Atualizar o software é trabalhoso, chato e tem de ser feito a cada 10 ou 15 anos

Falso. Os sistemas de gestão tradicionais geralmente eram atualizados a cada 10 ou 15 anos, mas isso lá atrás nos idos da década de 90 para 2000.

Atualmente com os avanços tecnológicos, empresas que tardam a atualizar a versão de seus sistemas tendem a perder mercado facilmente, pois, perdem funcionalidades essenciais para uma ótima gestão do negócio de seus clientes. Além do mais, nas ferramentas de gestão modernas todas as atualizações são feitas de forma gratuita (como no NxFácil) sem que o cliente tenha de se preocupar com isso.

Empreendedores inexperientes tendem a considerar que quando o negócio é ainda jovem e sem grande volume de vendas, qualquer “aplicativozinho” de gestão serve, especialmente aqueles gratuitos ou genéricos de muito baixo custo.

O que com o tempo se mostra um erro crasso, uma vez que acabam pegando programas com falhas, sem sinergia com especificidades do seu negócio e sem integração com outros setores da empresa e a outros sistemas da empresa.

Alguns são quase impossíveis de entender e para piorar, sequer possuem suporte técnico.

Resultado: são abandonados e o gestor passa a tentar gerenciar usando planilhas e mais e mais planilhas.

 

As implementações de software de gestão são demoradas e muito tediosas.

Falso.  Outro mito sobre ferramentas de gestão empresarial que cai por terra: Se no passado implementar uma solução de software levava meses atualmente já não é mais dessa forma!

Até mesmo porque os softwares de gestão de ponta do mercado, como o NxFácil, hoje em dia são totalmente online, não precisando instalar nada, funcionando diretamente no seu navegador e em qualquer sistema operacional, também em celulares e tablets.

Basta ter acesso a uma boa conexão com a internet e o resto é resto!

 

Ok, me convenceu, mas não se deve investir em momentos de recessão.

Falso. E um dos mitos mais perigosos.

Momentos de recessão econômica exigem que as empresas tenham um maior controle de suas finanças, além disso é comum que o quadro de funcionários seja diminuído.

Isso pode ocasionar uma sobrecarga nos colaboradores remanescentes, que passam a exercer diversas atividades, além das habituais.

A adoção de um bom sistema de gestão em momentos de crise é essencial para garantir um controle orçamentário e de fluxo de caixa eficientes, agilizar processos, diminuir a quantidade de retrabalho que os funcionários possam ter e aumentar a produtividade da empresa como um todo.

Por isso, mesmo durante momentos de recessão econômica o investimento em um bom sistema de gestão financeira é fundamental, tanto na geração de economia, quanto no aumento da eficiência, afinal, sua preocupação tem de ser apenas fazer negócios, focar no que realmente interessa, a sua empresa!

 

Comece a testar o Nxfácil agora! Por um período de 7 dias! Você poderá aproveitar tudo o que oferecemos.