O que é NCM?

2 de julho de 2018
O que é NCM?

A nomenclatura NCM quer dizer “Nomenclatura comum do Mercosul” que é de uso obrigatório em toda nota fiscal. E como o próprio nome já fala, nada mais é do que um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para ter o controle das mercadorias que estão sendo distribuídas no Brasil, a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior referente a todas as  importações e exportações.

Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter o código NCM na sua documentação, cujo objetivo é classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul juntamente com os devidos impostos.

A NCM leva como base o SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias). Por esse motivo existe a sigla NCM/SH.

O SH nada mais é do que um método internacional de classificação de mercadorias, que contém uma estrutura de códigos com a descrição de características específicas dos produtos, um exemplo seria, origem do produto, materiais que o compõem e sua aplicação final.

Dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são classificações do SH. Os dois últimos dígitos fazem parte das especificações próprias do Mercosul.

estrutura-da-ncm_bg

Um exemplo na prática da composição na NCM é:

Seção   I Definição
Capítulo 01 Animais Vivos
Posição 0104 Animais vivos das espécies ovinas ou caprinas
Subposição 0104.10 Ovinos
Item 0104.10.1 Reprodutores de raça pura
Subitem 0104.10.11 Prenhe ou com cria ao pé.

A informação correta do código NCM dos produtos garante que o varejista pague corretamente os tributos, evitando prejuízos causados por pagamentos errados e retrabalhos durante a emissão e a verificação das notas fiscais emitidas em seu negócio.
O NCM informado errado, pode acabar acarretando  pendências perante o Fisco e se for comprovado que a nota está com o NCM equivocado, o Fisco poderá investigar todas as suas notas já emitidas, para verificação de NCM e de tributos. O que pode acarretar em juros e multas para cada NCM errado.

Busque ferramentas que te ajudarão a automatizar os  processos, ganhar  mais tempo e precisão na emissão da nota fiscal que, quando falha, pode acarretar uma série de problemas para a sua empresa.

Por isso que a Nxfácil trabalha com atualizações periódicas de suas tabelas de NCM, cada estado contém uma tabela, verificamos e atualizamos todas elas estado por estado. Isso torna o seu trabalho mais seguro e versátil dentro do seu sistema NX.

Que tal testar o nosso sistema e descobrir todas as suas funcionalidades. Faça uma conta e garanta um período de teste inteiramente grátis, com atendimento, suporte e tudo mais que podemos oferecer e claro tudo sem compromisso.

Como o nosso próprio lema condiz, queremos sempre ser  #NvezesFácil.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br