A gestão de Produto é a área responsável pela concepção de produtos que lida com questões como: que produtos vender, que produtos devem ser comprados para revenda, que produtos não tem uma saída tão grande quanto a esperada e não deverão ser comprados novamente, tudo isso é uma parte essencial para a empresa entender o ciclo de vida dos seus produtos.
Gestão de Produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto web, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e o cliente por meio do produto web.
Gestão de Produto é uma área da administração que lida com assuntos como:
- * Que produtos produzir e vender;
- * Novos produtos;
- * Quais produtos, não é bom produzir;
- * Quantos produtos ter na mesma linha;
- * Como equilibrar uma gama de produtos;
- * Se se deve usar uma estratégia diferente para a venda de produtos ou não;
- * Qual o melhor posicionamento do produto;
- * Que marca usar na industrialização;
- * Como a embalagem do produto e como a forma produto deve ser;
- * Deve-se entender todo ciclo de vida do produto.
Os três passos para começar com eficiência o processo de gestão dos seus produtos são:
1 – Conheça o fundamento do seu produto.
As habilidades necessárias da pessoa que vai cuidar da gestão dos produtos são: habilidades de comunicação, visão, pensar grande e boa liderança. O serviço em um contexto geral envolve planejar, orçar, produzir, divulgar e analisar resultados de produtos coerentes e de qualidade para a empresa, trazendo resultados e métricas. Para isso é preciso conhecer bem os usuários de seus produtos, seus problemas e necessidades quando compram ou utilizam os seus produtos/serviços.
2 – Siga uma rotina.
Definir uma rotina de metodologia aplicada é definir os processos a serem seguidos, aqueles que dão maior controle sobre os recursos que serão utilizados nos produtos. É muito importante escolher a que esteja de acordo com as exigências do seu mercado e com a cultura da sua organização, para ajudar no dia a dia. Uma metodologia adequada vai tornar a sua equipe mais eficiente e melhorar os resultados de seus produtos colocados no mercado.
3 – Acompanhe as notícias.
Se manter bem informado no mundo das novidades e novas versões dos produtos é muito importante, acompanhe o mundo dos negócios e blogs de tecnologia, fique de olho no mercado e nos preços padrões.
Percebemos que a gestão de produtos está relacionada com todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até decisões de descontinuar esse produto. Além disso, a gestão de produtos, terá que se relacionar com todas as áreas da empresa.
A sua empresa faz gestão do produto? Conta para a gente! 😉