O que é ROI? E como fazer o cálculo?

1 de outubro de 2018
O que é ROI? E como fazer o cálculo?

O termo ROI é uma sigla para “Return over Investment”, ou Retorno sobre Investimento. É possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou, até mesmo, perdendo com cada investimento.

A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir. Assim, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

Representa, basicamente, a relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital investido.

Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, compra de novos equipamentos, entre outros.

O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

 

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Mídias Sociais;
  • Google AdWords;
  • Blog Corporativo;
  • ROI do SEO.

 

Como calcular o ROI?

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Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Então temos:

 

  • ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
  • ROI = 9

 

Nesse exemplo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode, também, multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos. É, principalmente, utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado. E serve, também, para medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

O principal benefício desse indicador é avaliar se o investimento feito está dando o retorno esperado. Mas o ROI  também traz outros benefícios que mostram a importância de sempre analisar. A partir deste indicador, a empresa consegue identificar os segmentos que mais geram lucro, efetivar vendas, além da melhor forma de captar e fidelizar clientes.

 

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