Ocupado VS Produtivo – Entenda a diferença

27 de janeiro de 2022
Ocupado VS Produtivo –  Entenda a diferença

“Ser uma pessoa ocupada não significa ser um profissional eficiente.” Lendo essa frase, pare para pensar: você sabe o que difere alguém muito ocupado de alguém produtivo? Bem, muitas vezes associamos uma agenda cheia à produtividade. Porém, nem sempre ambos serão sinônimos… Então, que tal descobrir com a gente quais são as diferenças entre esses dois tipos de pessoas? Quem sabe você se identifique com uma delas!

 

Ocupado: “que tem muito o que fazer.”

O significado desse adjetivo já nos indica que essa pessoa tem tarefas excessivas – e que nem sempre terão relevância no seu negócio.
Você pode acabar se tornando uma pessoa muito atarefada quando há a falta de planejamento no seu dia. Assim, mesmo tendo metas, pode ser que não consiga atingi-las por serem muitas. A falta de gestão de tempo pode até levar à perda de oportunidades!
Outro fato que pode te tornar alguém ocupado é tomar todas as responsabilidades para si mesmo. Isso faz com que sua agenda torne-se lotada e com que você se sinta exausto no fim do dia. Existem tarefas possíveis de dividir entre a equipe, sem que ninguém fique sobrecarregado!

Por que não focar em alcançar bons resultados, sem sentir-se exausto? Confira as características de pessoas produtivas e quem sabe tente incluí-las no seu dia a dia!

 

Produtivo: “que produz, é eficiente”

Quando se é produtivo, é possível organizar o que tem a ser feito e focar nos resultados. Quer dizer que suas atividades estão planejadas com início, meio e fim, já que você conhece a prioridade entre elas. Sendo assim, você trabalha de maneira mais inteligente, tendo foco e conseguindo finalizar as tarefas junto de uma rotina equilibrada.
Outra característica de pessoas produtivas é saber pensar bem antes de tomar uma decisão. Pode ser que aquela oportunidade não seja a certa para seu caminho, ou que não venha a calhar no momento. Então, é necessário desenvolver o costume de pensar antes de decidir, assim como saber dizer não!

Separamos abaixo alguns hábitos para tornar-se uma pessoa mais produtiva! Dê uma espiadinha:

 

Hábitos simples para ser mais produtivo

Agora que você já sabe que estar sempre ocupado não significa que você está sendo produtivo, preparamos algumas dicas que você pode começar a aplicar para criar hábitos e ser mais produtivo.

  •           – Desconecte-se das distrações (celular, redes sociais)
  •           – Organize a agenda antecipadamente
  •           – Tenha a comunicação alinhada entre as equipes
  •           – Reveja o fluxo de trabalho, para garantir que todas as etapas contribuem para o processo
  •           – Utilize ferramentas de gestão eficientes

Ser produtivo não é nada fácil, por ser algo que exige muita disciplina. Sabemos que as tecnologias estão avançando cada vez mais. Por isso, a adição de ferramentas de gestão de tempo, projetos, atividades no seu dia a dia é um ótimo investimento para aqueles que buscam organização e produtividade.
Já pensou conseguir planejar e acompanhar o fluxo de trabalho de cada colaborador? Com o Nxrocket, isso e entre outros processos são possíveis de serem realizados!

Faça uma conta grátis agora mesmo!

TESTE AGORA