Separando Despesas Fixas e Despesas Variáveis

23 de junho de 2016
Separando Despesas Fixas e Despesas Variáveis

Para não comprometer a saúde financeira de sua empresa é muito importante separar suas despesas. Já sabemos que misturar despesas pessoais com as despesas da empresa não dá muito certo. Por isso há a importância de separar as despesas fixas das variáveis, que é determinar os tipos de despesas que mantem a empresa funcionando e quais podem ser reduzidas, substituídas ou cortadas.

Despesas Fixas

Energia, telefone, aluguel, água e esgoto são alguns tipos de despesas que não dependem da quantidade de venda. Algumas despesas como a de energia, por exemplo, podem apresentar valores variados de um mês a outro, porem sua característica é a periodicidade.

Despesas Variáveis

São todas as despesas que dependem da quantidade de produção, vendas e compras. Por exemplo fretes, embalagens de produtos, impostos como o ICMS ou ISS, matéria prima, fornecedores e comissões.

Como identificar as despesas

Como o gráfico acima mostra, as despesas variáveis “acompanham” a receita. Quanto mais se vende, mais se gasta. Quanto menos se vende, menos se gasta.

Para identificar as despesas fixas, basta ver se elas possuem independência da receita. Seus valores podem variar, mas sua periodicidade continua a mesma. Venda muito ou venda pouco, essas despesas irão chegar.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre as diferenças entre despesas fixas e variáveis. Comente para nós se ficou com alguma dúvida que vamos ajudar a respondê-la!

 

ADMINISTRE SUAS DESPESAS COM O CONTROLE FINANCEIRO DO NXFÁCIL
CONTAS A PAGAR E A RECEBER, FLUXO DE CAIXA MENSAL E ANUAL E MUITO MAIS.

TESTE GRÁTIS