Simplifique o controle financeiro da sua empresa!

14 de fevereiro de 2022
Simplifique o controle financeiro da sua empresa!

Controle financeiro não é algo lá muito complicado – mas com certeza precisa de atenção! Caso falte informações, a gestão do dinheiro pode ser realizada de maneira incorreta, e além disso, os prejuízos derivados de um controle errado podem ser irreversíveis…
Assim, para não correr o risco de cometer erros, acompanhe abaixo como controlar o financeiro da sua empresa em 7 passos!

 

1) Faça um estudo dos rendimentos da empresa

Não dá para promover o controle de algo que você não conhece, não é mesmo? Levando isso em consideração, a primeira coisa a se fazer é um estudo de todos os rendimentos da empresa, ou seja, das receitas que entram em seu caixa. Determine um período de tempo – que pode ser mensal ou semestral – para avaliar estes dados.

 

2) Realize um levantamento das contas da empresa

Construa uma lista de todas as contas que devem ser pagas. Para que este processo seja mais eficiente, é recomendado fazer uso de notas fiscais, boletos e demais contratos que sirvam para comprovar que uma dívida foi adquirida, qual o seu valor e data de vencimento.

 

3) Controle o fluxo de caixa frequentemente

O fluxo de caixa nada mais é do que a quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa. As informações que você precisa para fazer este controle já foram obtidas nos passos anteriores, então, basta reuni-las em um mesmo documento.

 

4) Determine demonstrativos de resultados

Um problema muito comum entre as empresas é se preocupar em oferecer tudo que o público-consumidor precisa. No entanto, elas se esquecem de mensurar os preços dos itens adquiridos, o que pode as encarecer e acabar ocasionando prejuízos financeiros. Por isso, é preciso determinar os demonstrativos de resultados, ou seja, o quanto cada produto custa aos cofres do estabelecimento.

 

5) Descobrir o ponto de equilíbrio é fundamental

Uma das principais atividades é descobrir o ponto de equilíbrio da empresa, portanto, o quanto pode gastar e cobrar pelos seus produtos. Assim, é capaz de trazer mais vantagens – tanto para você, quanto para os seus clientes.

 

6) Trabalhe bem o dinheiro da empresa

Normalmente, as empresas que ficam estagnadas não sabem como aplicar os seus rendimentos. Para que isso não aconteça, é necessário aprender a trabalhar bem o dinheiro do seu negócio, buscando soluções para multiplicá-lo. Tendo isso como base, realize investimentos que sejam capazes de alavancar os lucros, como é o caso de criar um novo produto ou segmentação.

 

7) Tenha disciplina

Não tem jeito, o controle financeiro só irá funcionar se a empresa tiver disciplina e estiver apta para exercer mudanças! Portanto, é preciso que todos os processos citados anteriormente sejam de fato aplicados. Além disso, vale lembrar que os dados sobre as finanças da empresa devem ser atualizados, já que isso torna a análise e interpretação das informações muito mais assertiva, uma vez que qualquer erro pode alterar os resultados finais.

Para facilitar o controle financeiro de sua empresa, além de você conhecer e aplicar esses 7 passos, o ideal é você contratar um software para ajudar no seu dia a dia! Nosso ERP, o Nxfácil, pode te auxiliar nessas atividades. Faça um teste grátis!