Single, Multi, Cross e Omnichannel: Quais as suas diferenças?

4 de outubro de 2018
Single, Multi, Cross e Omnichannel: Quais as suas diferenças?

Cada dia que passa estamos mais conectados, afinal estamos na era da tecnologia das coisas e porque não usar toda essa tecnologia ao seu favor na hora de fazer o seu marketing e vender o seu produto?

Existem quatro principais definições de canais de vendas e experiência que as companhias podem utilizar para tirar o maior proveito possível: single, multi, cross e omni.

Single Channel

Como o próprio nome sugere, Single Channel é trabalhar com apenas um canal para vender os seus produtos ou serviços.  Por ser resumido em apenas uma maneira de comunicação ou venda um exemplo é as lojas físicas, o que torna tudo mais simples de trabalhar e compreender o funcionamento.

Um ponto importante do single é que qualquer negócio que utilize o single channel não necessariamente utilizará apenas um canal para marketing e vendas, e sim apenas por exemplo ter só loja virtual ou somente loja física.

Multi Channel

O Multi Channel significa ter mais de um canal para expor e vender produtos. Ou seja, o comércio que possui um espaço físico, nesse caso, pode ter também uma loja virtual e outros recursos para relacionamento com o cliente, por exemplo o chat  e as redes sociais.

A dificuldade de se trabalhar com mais de um canal é a necessidade de planejar e desenvolver estratégias para cada tipo de canal diferente. Esse processo implica também em cuidar continuamente da operação dos canais, dos pedidos e da distribuição dos produtos, o que requer mais investimento e trabalho contínuo.

Mas com toda certeza atuar com múltiplos canais, oferece mais opções de compra e  de poder se relacionamento com os clientes.

Cross Channel

Trata de uma evolução do sistema multi channel e é uma forma de interação entre esses canais que você adotou no método multi-channel,  o Cross ajuda a suavizar a experiência de usuários, onde mais de um canal é usado para a mesma transação.

Canais deixam de ser concorrentes e acabam se tornando complementares e uma extensão um do outro e junto com isso trazem benefícios como por exemplo, desconto em itens que forem provados em loja e a compra finalizada na loja virtual.

Omni Channel.

Omni channel é um nível superior do marketing no qual a relação com os consumidores é moldada por todos os canais que uma empresa possui simultaneamente.

Sua diferença é que as plataformas, nessa perspectiva, atuam de maneira simultânea , proporcionando experiências positivas aos clientes com atendimentos diferenciados.

O público se torna o protagonista no planejamento e na execução das estratégias de marketing, em que os hábitos, preferências e desejos dos consumidores são levados prioritariamente em consideração, a fim de tornar o serviço de atendimento o mais fácil, ágil e agradável possível.

Informações obtidas a partir de históricos de compras, pesquisas de mercado e estudos de comportamentos no ambiente online são algumas das possibilidades de conhecer meticulosamente o público para, assim, oferecer-lhe as melhores experiências de compra na transição entre os canais.

Agora que você aprendeu sobre os canais de vendas e relacionamento, conta para a gente em qual canal a sua empresa está!

Beijaflor

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