Sintegra integrando FISCO com o Contribuinte

18 de junho de 2017
Sintegra integrando FISCO com o Contribuinte

SINTEGRA para muitos ainda é um mistério, nesse artigo vamos desmistificar essa palavra.

Inicialmente vamos saber seu significado: Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços – SINTEGRA

Nada mais é que, um sistema ou uma forma criada pelo FISCO para facilitar o fornecimento de informações entre contribuintes e o FISCO.

O SINTEGRA permite o controle de fluxo das operações de entradas e saídas realizadas pelo contribuinte. Sua principal finalidade é controlar o ICMS das empresas.

 

Como Usar o SINTEGRA?

Ao gerar o arquivo do SINTEGRA através de seu ERP, você deve validar o arquivo através de um software validador e entregue através de internet com um software de transmissão de dados.

O Sintegra é um meio obrigatório para repassar dados de todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, etc).

Em breve todas as empresas emissoras de  documentos fiscais serão obrigadas a emitirem e transmitirem ao fisco o arquivo do SINTEGRA.

Com o ERP da Nxfácil é possível gerar o arquivo do SINTEGRA