Tudo sobre o CNAE.

23 de agosto de 2018
Tudo sobre o CNAE.

O CNAE sigla para ” Classificação Nacional de Atividades Econômicas” é um dos itens mais importantes no processo de abertura de uma nova empresa ou negócio. É uma espécie de padrão numérico que tem como finalidade identificar as atividades econômicas desempenhadas nas empresas em todo o país.

Principal objetivo.

O Principal objetivo da instalação de um código para classificar as atividades é a uniformização de todos os códigos relacionados a atividades econômicas do país. Além de querer a padronização dos critérios principais para exercer esse tipo de atividade, em outras palavras é  o código de atividade que a sua empresa vai exercer. Juntamente com os impostos que a empresa irá pagar, variam também do CNAE

O CNAE por ser uma informação de enquadramento com o fisco, tem total importância para determinar;

  • Impostos a serem pagos;
  • Obrigações acessórias a serem enviadas;
  • Usufruir de incentivos fiscais.

Quantidade de CNAE’S de uma empresa.

Não tem um número máximo permitido para a escolha do CNAE, a empresa pode ter vários CNAE’s mas mantendo um principal e os outros serão secundários, porém a legislação é bem clara quanto que no mínimo deve haver pelo menos um CNAE cadastrado.

Como escolher o CNAE para a sua empresa.

A escolha do CNAE é muito importante para a sua empresa, pois é dele que virá as atividades que a sua empresa poderá exercer junto com os devidos impostos a serem pagos.  Para encontrar o código CNAE  mais adequado ao objetivo social de sua empresa ou estabelecimento, acesse a Consulta CNAE do IBGE.

Primeiramente, você vai terá que, descobrir o código de atividade no qual sua empresa irá se enquadrar, será preciso pensar muito bem sobre o que a sua empresa vai realizar, quais operações, se vai prestar serviço apenas, se vai revender, se vai industrializar e se vai comercializar, quais as mercadorias que vai comercializar, se somente um tipo de mercadoria ou vários.

A escolha do CNAE principal é muito importante também. Então avalie entre os CNAEs escolhidos qual é o que a sua empresa irá  mais “Fazer ou comercializar”.

Lembrando que é sempre bom pedir ajuda de um contador para realizar essas operações, pois eles são os profissionais mais indicados.

CNAE e o Simples nacional.

Com o CNAE da sua empresa em mãos, você poderá descobrir se ela se adequa ao Simples Nacional. Para isso, é preciso ir até o site da Receita Federal. Lá você poderá ter acesso à Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Cuidado, verifique se os seus CNAE’s exerçam pelo menos uma das atividades vedadas pela Resolução, já estarão impedidas de optar pelo Simples Nacional. Se constar no contrato social, a empresa será barrada independentemente se realiza ou não alguma atividade.

Viu como o CNAE é super importante para a empresa? Então visamos que antes da escolha do CNAE e a implantação no seu CNPJ, verifique com o seu contador, qual é a melhor opção de CNAE para a sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida? Chama a gente no Chat 😉

Beijaflor

www.nxfacil.com.br