Você sabe o que são os Sistemas de manufaturas flexíveis?

24 de setembro de 2018
Você sabe o que são os Sistemas de manufaturas flexíveis?

Os sistemas de manufaturas flexíveis ou Flexible Manufacturing System (FMS), são sistemas de produção automatizados, capazes de produzir uma grande variedade de peças e produtos por meio de um único equipamento e software. Eles fornecem uma série de benefícios de produção e ajudam as empresas a alcançarem o sucesso em seus negócios sem muitas máquinas em sua fábrica. Projetados para reagirem e se adaptarem às diversas mudanças nos processos industriais, incluindo falhas.

Como surgiu a manufatura flexível?
O Sistema surgiu na Grã-Bretanha, em 1960, e a sua primeira aplicação aconteceu sete anos mais tarde,em 1967 nos Estados Unidos. Os primeiros sistemas executavam a manufatura de peças parecidas, utilizando máquinas de controle numérico.

Subsistemas do SMF
Os Sistemas de Manufatura Flexíveis, tem três subsistemas:

  • Sistema de Armazenamento e Processamento de Materiais;
  • Sistema de Processamento: grupo de máquinas com comando numérico ou comando numérico computadorizado;
  • Sistema de Controle Computadorizado: realiza o controle operacional do conjunto.

O processo de implantação de Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) pode ser uma tarefa desafiadora para a indústria, mas também traz bastante aspectos positivos. Isso porque, eles são capazes de produzir uma grande variedade de peças e produtos por meio de um único equipamento e software específicos e além de exigir menos trabalhadores para operá-lo, em comparação com outros sistemas de fabricação, economizando, assim, custos de mão de obra.

Sua aplicação no dia a dia, contudo, requer um planejamento extenso, que envolve a criação de projetos e cronogramas minuciosamente detalhados. Além disso, a tecnologia exige funcionários altamente qualificados para operar e fazer a manutenção dos equipamentos, assim como a compra ou a adaptação das máquinas utilizadas, o que pode tornar a implementação complicada e demorada.

Mas o maior benefício desse tipo de recurso fica mesmo por conta da possibilidade de tornar a indústria mais eficiente. Se algo dentro do processo mudar, ele permite adaptar facilmente os equipamentos e manter a produção fluindo, evitando atrasos e gargalos. Isso ajuda a criar tempos de produção mais rápidos que ajudam a garantir o aumento do atendimento das demandas do cliente e a sua satisfação.