Gestão de Documentos – Workflow

11 de julho de 2019
Gestão de Documentos – Workflow

A aplicação de um sistema de workflow em sua empresa pode ser uma excelente estratégia de gestão. Veja como esse sistema pode lhe ajudar na gestão documental.

Ao saber do que se trata um software de workflow, você provavelmente já imagina alguma forma de aplicá-lo em sua organização. Nesse post, vamos lhe mostrar como usá-lo no gerenciamento de documentos.

Sabemos que é essencial ter o controle exato dos documentos e que, por vezes, se torna algo estressante. Manter o controle documental pode ser mais fácil e sem incômodos.

Com uma plataforma que dê suporte e permita ter um controle mais exato, a organização dos processos a serem realizados com determinado documento se torna mais eficiente. Por consequência, evita gargalos entre outros possíveis problemas por falha de comunicação ou desorganização.

A final, o que é um workflow?

Na tradução literal para o português, significa “fluxo de trabalho”. Trata-se de um sistema que permite alocar o documento a etapa em que se encontra de forma totalmente digital. Estas etapas são inseridas no software, uma plataforma com o objetivo de manter as atividades, rotineiras ou não, em uma ordem segmentada. Quando o documento é entregue a outro setor, colaborador ou etapa, este é movimentado na plataforma para a sessão correspondente.

Assim é possível analisar, por meio das sessões, o avanço do processo. Estas sessões são denominadas de acordo com a etapa, colaborador ou setor no qual o documento se encontra.

Você pode aplicá-lo de diversas formas em sua organização. É necessário apenas direcionar o item à sessão que é equivalente ao passo do processo ou ao responsável pelo prosseguimento deste, isso incorporado ao software, para que seja possível acompanhar o andamento do processo.

Gestão documental com workflow

Vamos considerar um procedimento simples de sugestões para desenvolvimento da empresa, serviços e/ou produtos, considerando que essas sugestões devem ser registradas. Supondo que a sugestão tenha as seguintes divisões: envio da sugestão que será analisada, reprovada ou aprovada e implementada.

No workflow é possível isolar as ações que serão realizadas em diferentes fases, assim mantém-se a organização e pode-se observar em qual etapa se encontra.

Veja como podemos aplicar este exemplo dentro da plataforma:

Screenshot_141
Abrir imagem

Cada fase é uma parte do processo. O item deve ser movido para o segmento correspondente ao passo seguinte do processo. De acordo com o exemplo, quando a sugestão é aprovada, move-se para fase “Aprovados”. Podemos identificar ainda que a “Melhoria de Gestão 02” foi reprovada e a “Melhoria de produto 01” já estava em fase de implementação.

Pode parecer simples demais, mas um workflow executa várias funções e é possível estabelecer regras para facilitar ainda mais a gestão dos processos. Nota-se que todos os fluxos estão com a mesma foto. Isto por conta de os cards terem sido abertos, utilizando a minha conta, sendo assim sou responsável por estes. Também é possível alterar responsável ou adicionar outros.

Na fase de “Rejeitados”, existe o símbolo de um olho com um traço, isso quer dizer que há uma regra para que os cards movidos para lá não apareçam (caso não seja desabilitado, temporária ou permanentemente).

O administrador consegue conceder permissões de acesso aos fluxos, que são basicamente os setores dentro do workflow, podendo literalmente criar um fluxo para cada setor da empresa.

Gestão

Gerir processos seguindo um fluxo estabelecido das etapas repetitivas, podendo identificar a fase em que se encontra o processo, torna-se mais fácil. E documentos então, nem se fala, considerando apenas organização e registros exatos das ações, vê-se grandes vantagens no uso de um Workflow.

Ah! Por falar em gestão, que tal testar e implementar um software #NVezesFácil em sua empresa?
Você pode fazer um teste totalmente grátis por sete dias e comprovar como a eficiência de uma plataforma é essencial. Não perca tempo, entre em contato e passe a ser um usuário do Nxfácil.

BEijaflor2

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

TESTE GRÁTIS