Para toda empresa que busca evoluir é necessário estar sempre em legalidade com os órgãos federais, estaduais e municipais de acordo com sua atividade. O pagamento do ICMS ou do ISS é indispensável para manter sua empresa com o nome limpo. E é ai que entra o papel da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal, sem elas é impossível realizar o pagamento dos impostos ou de obter algumas vantagens para sua empresa. Saiba a diferença entre as duas Inscrições e quais seus objetivos a seguir.

homem_abrindo_sua_empresa

Inscrição Estadual (IE)

Se sua empresa paga o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) você certamente já ouviu falar sobre Inscrição Estadual, ela representa o registro de sua empresa no cadastro do ICMS e após esse cadastro ela é registrada junto a Receita Estadual de seu estado.

A Inscrição estadual serve para que sua empresa possa comercializar produtos por todo o Brasil. As únicas empresas que não são obrigadas a pagar o ICMS são empresas prestadoras de serviços, essas se enquadram melhor no pagamento do ISS ou ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Inscrição Municipal (IM)

A Inscrição Municipal é um número de identificação para as pessoas jurídicas que contribuem no pagamento do imposto do ISS. Estando presente no alvará, a Inscrição Municipal permite que o prestador de serviços possa praticar legalmente sua função.

Vantagens da IM

icone_certo Informar que a empresa está inscrita na prefeitura como prestadora de serviços;
icone_certo Permite à empresa pagar seus impostos, evitando a sonegação de impostos;
icone_certo Ajuda as prefeituras a controlar o pagamento dos impostos;
icone_certo Possibilita a empresa a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço (NFS-E);
icone_certo Permite a empresa informar que está em legalidade com o município;
icone_certo É pela inscrição do ISS que a prefeitura controla o alvará de localização, funcionamento e suas atividades de prestação de serviços da empresa.

Espero que este artigo tenha ajudado a você de alguma forma a entender a diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal, qualquer dúvida ou complemento comente aqui em baixo para nós, que lhe responderemos o mais rápido possível.

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

TESTE GRÁTIS

Bruna Klaumann