Nota Fiscal Eletrônica

2 de junho de 2016
Nota Fiscal Eletrônica

Com o propósito de tornar mais prático o controle das vendas de produto ou serviço, tanto ao empreendedor quanto ao governo, o documento virtual de NF-E (Nota Fiscal Eletrônica) implantou um novo modelo em nosso país que visa substituir o modelo de nota fiscal em papel. A emissão de NF-E, em comparação ao antigo modelo, reduz custos e permite o acompanhamento em tempo real das operações comerciais, além de outros benefícios.

 

Benefícios

Redução de custos como o de impressão, de aquisição de papel, no envio e armazenamento da nota. Além de dispensar a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). Possui preenchimento automático da maioria dos campos que permite mais agilidade ao gestor.

Quais os tipos

A NF-E foi criada para substituir os modelos de notas fiscais A e 1A, usada nas operações de venda de produto e até de serviço (mesmo sem ser sua funcionalidade exclusiva a esse tipo de venda, para venda de serviços recomenda-se a NFS-E). A nota está associada à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Para substituir a Declaração de Serviços, foi criada a NFS-E (Nota Fiscal Eletrônica de Serviço), documento exigido pelo município e que está associado ao ISS (Imposto Sobre Serviço).

E para substituir os modelos 7,8,9,10 ,11 e 27 de notas, que são documentos exigidos para o transporte de cargas, foi criado o CT-E (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

 

EMITA E ORGANIZE O CONTROLE DE SUAS NOTAS FISCAIS
DE PRODUTO E SERVIÇO COM O NXFÁCIL

TESTE GRÁTIS POR 15 DIAS

 

 

O que é preciso fazer para começar a emitir NF-E?

Certificado Digital – necessário para a assinatura do documento eletrônico que deverá conter o CNPJ de sua empresa e será necessário na transmissão do documento eletrônico para a Secretaria da Fazenda e recuperar a resposta com a autorização de uso, rejeitado ou denegação da NF-E.

Para se credenciar à Secretaria da Fazenda – é preciso preencher um formulário de cadastro para o SEFAZ. Você pode ainda se credenciar, que é uma modalidade por homologação, fazendo com que as primeiras notas que você emitir sejam emitidas como teste, até que você receba o treinamento adequado e esteja apto a emitir a NF-E. Após você ter uma experiência maior, você pode mudar a opção de credenciamento para Em Produção.

Adquirir um Sistema Emissor – Você precisará de algum software para poder emitir suas NF-E. Alguns municípios disponibilizam o software gratuito para emissão de notas, porém o software de emissão de notas gratuito do SEFAZ de São Paulo se mostra pouco eficaz para empresas que necessitam emitir um grande volume de documentos pois é necessário escrever as informações campo por campo. Para quem já é usuário ou pretende ser o software de emissão de notas do SEFAZ chegará ao fim em janeiro de 2017, mas fique tranquilo existem vários outros softwares de gestão que emitem Nota Fiscal com preço reduzido no mercado e que se demonstram ser muito mais eficazes.

Todo o processo de virtualização dos documentos fiscais trouxe vários benefícios para o bolso e tempo útil do empreendedor, vários materiais foram substituídos por documentos digitais e várias linhas a serem preenchidas evoluíram para formulários de preenchimento automático. Com Nxfácil você tem essas e muitas outras vantagens, simplifique a gestão de sua empresa e turbine a emissão de notas fiscais e boletos bancários com a escolha certa.